Iniciativa visa otimizar o uso de ar comprimido em até 170 indústrias e reduzir o consumo energético em até 30%
O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) anunciaram, nesta segunda-feira, a abertura da Chamada Pública para o projeto “Eficiência Energética em Sistemas de Ar Comprimido em Indústrias”. A iniciativa, que faz parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), tem como objetivo melhorar a eficiência energética dos sistemas de ar comprimido em indústrias localizadas nos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Seleção e Benefícios
Até 170 indústrias serão selecionadas para participar do projeto, que oferece diagnósticos energéticos especializados com foco em sistemas de ar comprimido. As empresas interessadas têm até o dia 29 de novembro para se inscrever. O projeto pretende identificar e implementar medidas de eficiência energética, com um investimento mínimo de R$ 23 mil por parte das indústrias, direcionado à aplicação de soluções viáveis e com rápido retorno econômico.
“O ar comprimido é amplamente utilizado na indústria e possui um grande potencial para economia de energia”, explicou a diretora substituta do Departamento de Informação, Estudos e Eficiência Energética do MME, Samira Sousa. “Esta chamada pública visa destacar a importância desse sistema e criar oportunidades para avançar na eficiência energética, especialmente nos estados com maior número de empresas.”
Impacto e Objetivos
O ministro Alexandre Silveira destacou a importância da eficiência energética como parte da transição energética justa e inclusiva promovida pelo governo do presidente Lula. Segundo Silveira, “promover a eficiência energética é fundamental para reduzir o uso de recursos e energia, contribuindo para a descarbonização do setor. Este projeto é uma agenda prioritária e um esforço coletivo para transformar o Brasil.”
Samira Sousa também ressaltou a importância da eficiência energética no setor industrial, que é um dos maiores consumidores de energia elétrica do país. “O MME está trabalhando para ampliar o acesso das pequenas e médias indústrias a projetos de eficiência energética, e este é mais um passo nesse sentido”, afirmou.
Medição e Acompanhamento
O PROCEL fornecerá acompanhamento técnico durante a implementação das medidas recomendadas e medirá os resultados obtidos. A expectativa é alcançar uma redução de 15% a 30% no consumo de energia elétrica das indústrias participantes. Juliana Tadeu, superintendente do PROCEL, comentou que “melhorar a eficiência energética na indústria é uma das maneiras mais eficazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, tornando esta chamada pública extremamente relevante.”
Daniel Almarza, diretor do Projeto, lembrou que “a melhoria da eficiência energética é um dos pilares do projeto Sistemas de Energia do Futuro. A experiência bem-sucedida da RedEE Indústrias, cujos resultados estão disponíveis no site do MME, demonstra a eficácia dessas iniciativas. Com esta chamada pública, oferecemos às indústrias selecionadas suporte técnico para otimizar seus processos energéticos sem comprometer a produção.”
Parcerias e Recursos
A realização da Chamada Pública contou com o apoio técnico da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, uma parceria entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), além da consultoria contratada Mitsidi.
Para mais informações sobre a chamada pública e acesso ao edital, os interessados podem acompanhar o webinar disponível aqui e acessar o edital completo aqui.