Por Andréa Angelo – estrategista de Inflação da Warren Investimentos
Em nosso acompanhamento dos dados do setor nas últimas semanas, já tínhamos observado que a geração mensal de energia pelas usinas termelétricas seguia aumentando consideravelmente, abaixo apenas dos níveis de 2021. O acompanhamento do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) de agosto revelou alta em relação à semana anterior. E as projeções da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), até dez/24, com os dados da semana passada, indicam uma alta mais expressiva do PLD em outubro (e desacelera nos últimos dois meses do ano).
Já o que vem nos chamando a atenção é o custo total de geração de energia. Do início de agosto até agora segue aumentando, acima de R$1 bilhão e do maior valor registrado recentemente, em dez/23. Esse aumento é reflexo da elevação da geração de energia desse tipo de usina. A região Sudeste continua sendo destaque. Com isso, a simulação de bandeira mostra que a amarela fica de setembro a outubro, e volta para verde em novembro e dezembro.
O impacto na bandeira amarela em setembro é de 11bps na projeção de inflação do mês e, se voltar para verde em novembro e continuar verde em dezembro, não prevemos impacto no ano.