Encontro em Abu Dhabi reúne representantes de 105 países para promover investimentos e parcerias em energias renováveis
A 27ª reunião do Conselho da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) começou hoje em Abu Dhabi, reunindo representantes de 105 países para discutir investimentos e parcerias essenciais na transição energética. Este evento ocorre pouco depois do apelo urgente do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, por ações climáticas mais ambiciosas.
Durante os próximos dois dias, os membros da IRENA vão se concentrar em estratégias para aumentar e mitigar os riscos dos investimentos em energias renováveis, visando alcançar os objetivos de descarbonização e desenvolvimento sustentável. A reunião também destacará a importância das parcerias com entidades do setor privado e serviços públicos, além de compartilhar melhores práticas no planejamento energético.
O Conselho da IRENA também servirá como plataforma para consultas e cooperação entre seus membros, revisando o programa de trabalho, o orçamento e o relatório anual da Agência, além de outras questões administrativas e institucionais.
“Embora o mundo tenha instalado mais capacidade de energia renovável em 2023 do que em qualquer ano anterior, essas adições ainda foram apenas metade do necessário para limitar o aumento das temperaturas a 1,5 graus Celsius”, disse o Diretor-Geral da IRENA, Francesco La Camera. “Para atingir a meta global de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, é necessário um compromisso e uma ação significativos dos setores público e privado. A IRENA terá um papel fundamental na garantia da transparência e responsabilização, acompanhando o progresso e facilitando a implementação das metas estabelecidas na COP28.”
Na semana passada, La Camera encontrou-se com Guterres e enfatizou a necessidade de priorizar as infraestruturas energéticas na agenda climática. Ele também destacou o papel da IRENA como agência guardiã no monitoramento do progresso em direção à meta global de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, conforme incumbido pela Presidência da COP28 e apoiado pela próxima Presidência da COP29.
“A missão da IRENA é crítica em muitos níveis”, afirmou a Dra. Gloria Magombo, Secretária Permanente do Ministério da Energia e Desenvolvimento Energético do Zimbabué e 27ª Presidente do Conselho da IRENA. “Uma transição energética baseada em energias renováveis não é apenas a solução climática mais eficaz disponível, mas também é fundamental para enfrentar os desafios de acesso à energia que muitos países enfrentam atualmente. Como presidente do Conselho, estou empenhada em garantir que o trabalho excepcional da IRENA em defesa, apoio e acompanhamento do progresso seja totalmente suportado por seus membros.”
Em maio de 2024, o Presidente da COP28, Dr. Sultan Al Jaber, encarregou oficialmente a IRENA de estabelecer uma série especial de relatórios anuais dedicados a monitorar o progresso e fornecer recomendações sobre como alcançar os principais objetivos energéticos do Consenso dos EAU estabelecido na COP28.