Home Leilão MME Inicia Consulta Pública para Leilão dos Sistemas Isolados 2024, Impulsionando Energias...

MME Inicia Consulta Pública para Leilão dos Sistemas Isolados 2024, Impulsionando Energias Renováveis na Amazônia

Certame pioneiro sob o Programa Energias da Amazônia busca contratar soluções de suprimento para 15 localidades, reduzindo dependência de diesel e emissões de gases

O Ministério de Minas e Energia (MME) deu início nesta terça-feira (4/06) à Consulta Pública destinada a receber contribuições da sociedade sobre a minuta da Portaria de Diretrizes para a realização do aguardado Leilão de Sistemas Isolados de 2024. O certame marca um passo crucial sob as diretrizes do Programa Energias da Amazônia, tendo como principal objetivo a contratação de soluções de suprimento para 15 municípios situados nos estados do Amazonas e do Pará.

A escolha das localidades contempladas foi baseada em análises realizadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e nos dados fornecidos pelas distribuidoras, dentro do Ciclo de Planejamento de Sistemas Isolados 2023, com horizonte para o período de 2024 a 2028. Detalhes específicos, incluindo período de suprimento e potência a ser contratada, podem ser encontrados nos anexos I e II da minuta da Portaria de Diretrizes, disponíveis para consulta no Portal de Acompanhamento e Informações dos Sistemas Isolados (PASI).

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressalta a importância desse leilão para a região: “Esse leilão visa reduzir a dependência do óleo diesel nos Sistemas Isolados, responsável ainda por mais de 60% da geração atual, a emissão de gases de efeito estufa, e, por consequência, os dispêndios da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC)”.

Programado para ocorrer em dezembro deste ano, o leilão foi estruturado alinhado aos objetivos do Programa Energias da Amazônia, lançado em 2023, com melhorias notáveis, como a inclusão de um percentual mínimo de fontes renováveis.

A Consulta Pública propõe que as soluções de suprimento, todas com contratos de 15 anos, sejam entregues entre 2027 e 2030. Os lotes são indicativos e passíveis de alterações. As instruções elaboradas para o leilão também consideraram as contribuições da Consulta Pública MME nº120/2022, resultando na publicação da Portaria MME nº 59/2022.

O período para contribuições da população vai de 4 a 21 de junho de 2024. Os documentos e informações pertinentes estão disponíveis na página do Ministério de Minas e Energia na internet, no endereço eletrônico www.gov.br/mme/pt-br, no portal de Consultas Públicas.

Exit mobile version