Home Transmissão Conexão Provisória Aumenta Robustez da Rede Elétrica no Rio Grande do Sul

Conexão Provisória Aumenta Robustez da Rede Elétrica no Rio Grande do Sul

ONS e CPFL Transmissão Concluem Importantes Conexões de Linhas de Transmissão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a CPFL Transmissão (CEEE-T) concluíram em 22 de maio a conexão provisória das linhas de transmissão LT 230 kV Cidade Industrial/Lajeado 2 e LT 230 kV Cidade Industrial/Candelária 2. Essa medida visa garantir maior robustez e confiabilidade no atendimento à demanda de carga no estado do Rio Grande do Sul, especialmente para as subestações Candelária 2 e Lajeado 2.

As novas conexões foram formadas pela integração das linhas LT 230 kV Cidade Industrial/Nova Santa Rita C.1 com LT 230 kV Nova Santa Rita/Lajeado 2 e LT 230 kV Cidade Industrial/Nova Santa Rita C.2 com LT 230 kV Nova Santa Rita/Candelária 2, respectivamente. Com essas melhorias, as subestações Candelária 2 e Lajeado 2 não dependem mais de uma única fonte da rede básica, aumentando assim a segurança e a estabilidade do sistema elétrico na região.

Christiano Vieira, diretor de Operação do ONS, destacou a importância dessas ações: “Em maio, atuamos fortemente no trabalho de recuperação do sistema elétrico no Rio Grande do Sul. Até que a situação esteja totalmente normalizada, seguimos, em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, Aneel, ANA e os agentes, operando para aumentar e garantir a confiabilidade do atendimento no estado”.

Monitoramento e Recuperação

Desde o final de abril, o ONS tem realizado reuniões contínuas com agentes de geração e transmissão locais para monitorar os níveis dos reservatórios e coordenar a operação hidráulica e elétrica, enfrentando condições hidrometeorológicas extremas. Essas ações são fundamentais para a gestão eficiente da cheia e do sistema de transmissão na região.

Atualmente, 24 linhas de transmissão, oito transformadores e três usinas permanecem fora de operação. No entanto, já retornaram à operação onze linhas, sete transformadores e a usina hidrelétrica Dona Francisca, demonstrando um progresso significativo nas atividades de recuperação.

Exit mobile version