Home Política Câmara dos Deputados Debate Papel Social da Energia Solar na Transição Energética...

Câmara dos Deputados Debate Papel Social da Energia Solar na Transição Energética Justa

Audiência pública discutirá políticas e iniciativas para garantir acesso equitativo e eficiente à energia solar no Brasil

Nesta quarta-feira (29), às 10 horas, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir o papel social da energia solar na transição energética justa. O evento, que acontecerá no Plenário 14 do Anexo II, foi convocado pelo deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ), autor do Requerimento nº 31/2024.

A discussão tem como objetivo principal explorar políticas de garantia de acesso e qualidade à energia solar, como a tarifação progressiva/social e a promoção de eficiência energética. “A proposta da audiência é informar sobre as políticas de garantia de acesso e qualidade – como a tarifação progressiva/social –, e de eficiência energética – em especial solar social e acesso a equipamentos eficientes‚ a partir de dados e depoimentos concretos, diversos e contundentes”, afirma o deputado Bandeira de Mello.

Contexto e Importância

A transição para uma matriz energética mais sustentável e justa é uma prioridade crescente no Brasil, especialmente com a escolha do país como sede do G20 neste ano e a preparação para a COP30, que será realizada no Brasil em 2025. A revisão das distribuidoras e dos contratos de concessão também está em andamento, tornando o debate ainda mais oportuno.

O parlamentar destaca a importância de uma transição energética que não só seja ecológica, mas que também promova a justiça social. “A energia solar pode desempenhar um papel fundamental ao fornecer acesso a energia limpa e barata para comunidades vulneráveis, reduzindo desigualdades e contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, comenta Bandeira de Mello.

A audiência contará com a participação de diversos especialistas e representantes de organizações envolvidas com energia solar e sustentabilidade. Entre os confirmados estão:

  • Eduardo Varella Avila, Diretor Executivo da Revolusolar
  • Michel Sednaoui, Coordenador da Força-Tarefa Social da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR)
  • Ana Himmelstein Capelhuchnik, Líder do Comitê de Energias Renováveis do Movimento Inovação Digital (MID)
  • José Gustavo Fávaro Barbosa Silva, Líder de Regulação, Políticas Públicas e Comunicações da Lemon Energia
  • Kayo Moura da Silva, Coordenador de Dados do Labjaca
  • Nilcimar Santos, Presidente da Associação Mulheres de Atitude e Compromisso Social – Dique da Vila Alzira
  • Rodrigo Faria G. Iacovini, Diretor Executivo do Instituto Pólis
  • Leandro Vicente, Diretor de Planejamento da Secretaria de Energia Solar do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL)
  • Hewerton Martins, Presidente da Associação Movimento Solar Livre (MSL)

Expectativas para o Debate

Os convidados trarão uma ampla gama de perspectivas sobre como a energia solar pode ser utilizada para promover a equidade social e a sustentabilidade ambiental. Serão discutidas estratégias para garantir que todas as camadas da sociedade, especialmente as mais vulneráveis, possam se beneficiar das vantagens da energia solar.

“A troca de experiências e conhecimentos entre os especialistas e representantes presentes será fundamental para elaborar recomendações e políticas públicas que promovam uma transição energética justa e eficiente”, conclui Bandeira de Mello.

A audiência pública promete ser um passo importante na definição de políticas energéticas que priorizem tanto a sustentabilidade quanto a justiça social, visando um futuro energético mais inclusivo para o Brasil.

Exit mobile version