Debate na Câmara dos Deputados reúne parlamentares e especialistas para discutir o certame e a diversidade de tecnologias no setor elétrico
O Ministério de Minas e Energia (MME) marcou presença em uma audiência pública realizada nesta terça-feira (7/5) na Câmara dos Deputados, representado pelo secretário de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral. O objetivo do encontro foi discutir o próximo Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2024 (LRCAP 2024), que tem sido tema de destaque no setor energético brasileiro.
Durante sua participação, Thiago Barral abordou a dinâmica do sistema elétrico nacional, destacando como as diferentes fontes de geração contribuem para atender os requisitos de potência. Ele ressaltou a importância da diversidade de tecnologias para garantir vantagens aos consumidores de energia elétrica, enfatizando que nenhuma solução isolada é capaz de resolver todos os problemas.
“Podemos tirar proveito, em benefício do custo, da complementaridade dessas soluções, porque isoladamente nenhuma delas resolve todos os problemas. Não podemos falar em preferência a uma ou outra tecnologia, mas sim como combinamos essas soluções para entregar confiabilidade ao menor custo”, explicou Barral.
O deputado federal Max Lemos, autor do requerimento da audiência pública, destacou a importância da tecnologia de armazenamento de energia em baterias, adotada por países europeus e pela China, e defendeu sua implantação no Brasil.
“As maiores economias do mundo identificaram no armazenamento, inclusive por baterias, uma solução viável. Apenas em 2023, foram instaladas potências altíssimas nesses sistemas. O G7 definiu o compromisso de multiplicar por 6 a capacidade de armazenamento em seis anos. O Brasil domina também essa tecnologia, porém a aplica de maneira tímida, com poucas instalações até hoje”, resumiu.
A audiência pública proporcionou um espaço importante para o debate entre parlamentares, especialistas e representantes do governo sobre as perspectivas e desafios relacionados ao Leilão de Reserva de Capacidade e às tecnologias disponíveis no setor elétrico brasileiro.