Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulga atualização sobre impacto das chuvas nos empreendimentos elétricos do estado, enquanto equipes trabalham para garantir o fornecimento seguro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou novo boletim, atualizando a situação das inundações no estado do Rio Grande do Sul, especialmente no que diz respeito aos empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Situação das Barragens:
Em Estado de Atenção: As barragens de Bugres (Barragem Blang e divisa), Canastra, Castro Alves, Furnas do Segredo, Monte Claro e Dona Francisca estão em estado de atenção.
Em Estado de Emergência: As barragens 14 de Julho e Salto Forqueta estão em estado de emergência.
A barragem da Usina Hidrelétrica Dona Francisca alterou seu nível de segurança para atenção, enquanto a Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul retomou suas operações no domingo (5/5/24).
Situação da Transmissão:
Devido às inundações, a subestação Nova Santa Rita permanece desligada, afetando 16 importantes linhas de transmissão. Isso fragiliza a conexão entre os sistemas de transmissão e deixa os sistemas remanescentes sobrecarregados e mais suscetíveis a novas contingências.
Situação da Distribuição:
RGE:
- Em 5/5, até às 11h, 272 mil clientes estavam interrompidos, o que equivale a 8,9% dos clientes da distribuidora.
- A maioria dos clientes interrompidos está com impedimento de acesso.
- 40 municípios estão com o fornecimento totalmente interrompido.
Regiões mais afetadas pela interrupção:
- Vale do Taquari: 113,8 mil
- Vale do Rio Pardo: 33,3 mil
- Serra: 27,9 mil
- Vale dos Sinos: 45 mil
- Central: 21,2 mil
- Planalto: 18 mil
CEEE Equatorial:
- Em 5/5, até às 11h, 157 mil clientes estavam interrompidos.
- Desses, 141 mil clientes estão desligados por questões de segurança ou encontram-se em áreas com impedimento de acesso.
Regiões mais afetadas:
- Alvorada, Guaíba, Pelotas e Porto Alegre.
- Todos os municípios da área de concessão foram impactados.
Cooperativa Certel:
- Em 5/5, até às 11h, 43,95 mil clientes estavam interrompidos.
Apesar da melhora das condições climáticas em alguns municípios, muitos consumidores seguem com o fornecimento de energia interrompido por questões de segurança. A ANEEL está trabalhando para garantir que a religação da energia seja segura e rápida.