Home Fiscalização & Regulação TCU Verifica Conformidade da Fiscalização da Aneel no Amapá

TCU Verifica Conformidade da Fiscalização da Aneel no Amapá

TCU conclui que ações da Agência Nacional de Energia Elétrica atendem às normativas para garantir a qualidade do serviço prestado pela Equatorial Energia

O Tribunal de Contas da União (TCU), sob a relatoria do ministro Benjamin Zymler, examinou a Solicitação do Congresso Nacional, por meio da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, para auditar a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo era investigar possíveis irregularidades nas medidas adotadas pela Aneel para assegurar a qualidade do serviço público de energia elétrica fornecido pela concessionária Equatorial Energia – Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Zymler esclareceu que esse processo representa o que o TCU denomina de “controle de segunda ordem”, no qual se avalia a legitimidade, eficiência e efetividade da fiscalização realizada pelo regulador, neste caso, a Aneel, em relação às suas responsabilidades legais.

A auditoria do TCU buscou verificar se os padrões de qualidade do serviço prestado pela CEA estavam em conformidade com a legislação e com as normativas internas da concessionária de energia elétrica.

Segundo Zymler, a análise concluiu que as questões levantadas pela Comissão de Desenvolvimento Urbano estão sendo devidamente tratadas pela Aneel dentro de um processo de fiscalização. O Contrato de Concessão firmado entre a agência e a distribuidora dispõe que, nos primeiros 24 meses, a fiscalização teria um caráter orientativo.

A Aneel, por meio de indicadores, fiscaliza diversos aspectos, como atendimento presencial e telefônico, ativos da distribuidora, base de dados geográfica da distribuição, entre outros. A CEA apresentou à Aneel um Plano de Monitoramento, contemplando ações e obras para regularizar os problemas identificados, e o relatório mais recente da agência registra a implementação adequada desse plano, com 99% dos temas concluídos.

A unidade técnica responsável pela fiscalização foi a Unidade de Auditoria Especializada em Energia Elétrica e Nuclear (AudElétrica), integrante da Secretaria de Controle Externo de Energia e Comunicações (SecexEnergia), sob a relatoria do ministro Benjamin Zymler.

Exit mobile version