Evento Destaca Importância da Formação para Operação e Manutenção da Planta de H2V em Itumbiara
No cenário desafiador da transição energética para fontes mais sustentáveis, a produção de hidrogênio verde emerge como um pilar fundamental. Reconhecendo a complexidade técnica e operacional envolvida nessa jornada, a Eletrobras, em parceria com a startup BG Energy, promoveu um workshop voltado para capacitar suas equipes na operação e manutenção da planta de hidrogênio verde situada na área da Usina Hidrelétrica de Itumbiara (MG/GO).
O evento, realizado em Aparecida de Goiânia (GO) no dia 14 de março, contou com a participação de colaboradores de diversas áreas da holding e da Eletrobras Furnas. O objetivo principal foi apresentar os resultados de um projeto de 18 meses desenvolvido em conjunto, visando aprimorar os processos de gestão da planta de hidrogênio da UHE Itumbiara.
Segundo Victor Hugo Ricco, gestor da Gerência de E-Combustível da Eletrobras, o projeto reafirma o compromisso da empresa com a excelência operacional e a produção de dados fundamentais para estudos de viabilidade técnico-econômica de novos empreendimentos no campo do hidrogênio verde. Ricco ressalta que tais ações estão alinhadas com as diretrizes estratégicas da Eletrobras para essa forma de energia, demonstrando o compromisso da empresa em liderar o processo de descarbonização industrial no Brasil e globalmente.
Durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) StartUp, a BG Energy conduziu diagnósticos detalhados dos equipamentos da planta, além de realizar operações preventivas e corretivas de manutenção. A empresa também colheu dados para o desenvolvimento de software, avaliou o desempenho do eletrolisador e identificou melhorias nos processos de operação. Todos esses esforços foram supervisionados pela Gerência de E-Combustível (CMNSC) da Eletrobras, em colaboração com a equipe de operação e manutenção da Usina de Itumbiara.
A parceria entre a Eletrobras e a BG Energy é resultado de uma chamada pública realizada em 2022 pela Eletrobras Furnas para a execução de projetos com startups. A planta de produção de hidrogênio verde (H2V) da Eletrobras, primeira a entrar em operação no país, é um marco importante nessa transição energética, alcançando recordes significativos de produção desde seu início operacional em 2021. Com uma produção acumulada próxima a 5 toneladas, a planta destaca-se como um exemplo de inovação e eficiência no setor energético nacional.