Parceria global entre gigantes impulsiona a descarbonização e a inovação em energia limpa, além de promover a adoção de inteligência artificial e nuvem
A Amazon e a Iberdrola reforçam sua colaboração global em prol da sustentabilidade com a assinatura de um novo contrato de compra de energia renovável para o East Anglia Three, o segundo maior parque eólico do mundo, localizado no Reino Unido. O acordo, parte de uma série de iniciativas já estabelecidas entre as empresas, representa um compromisso conjunto com a descarbonização e a transição para uma matriz energética mais limpa.
Com a assinatura deste contrato, a Amazon adiciona mais 159 MW de capacidade de energia renovável ao seu portfólio, somando-se aos 54.000 GWh já contratados da Iberdrola. O East Anglia Three, com uma capacidade total de 1,4 GW e 95 turbinas da Siemens Gamesa, está programado para entrar em operação total até 2026, fornecendo eletricidade limpa suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências no Reino Unido.
Além de impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono, o projeto também trará benefícios econômicos significativos, criando mais de 2.300 empregos durante a fase de construção e mantendo 100 postos de trabalho de longo prazo durante a vida útil do parque eólico.
O novo acordo foi anunciado durante uma visita às instalações do Haizea Wind Group, em Bilbao, onde estão sendo fabricadas as monoestacas para sustentar as turbinas eólicas do East Anglia Three. Esse marco demonstra o compromisso das empresas com a inovação e o desenvolvimento de soluções sustentáveis.
Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, destacou a importância da parceria: “Acordos como este, que se junta aos já assinados pela Iberdrola e pela Amazon em ambos os lados do Atlântico, demonstram que a eletrificação é o melhor caminho para a autonomia energética, a criação de empregos locais e a melhoria do meio ambiente. E a digitalização será, sem dúvida, um dos principais motores do crescimento da demanda nos próximos anos”.
Além do compromisso com a energia renovável, a parceria entre a Iberdrola e a Amazon também visa impulsionar a inovação em tecnologias emergentes, como a nuvem e a inteligência artificial. Com o programa global Journey to Cloud, a Iberdrola migrará suas operações para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), aproveitando os serviços de computação de alto desempenho para maximizar a eficiência dos ativos de energia renovável em todo o mundo.
A colaboração entre as duas empresas não se limita apenas à energia renovável, mas também abrange projetos de Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial, visando aprimorar a experiência do cliente e otimizar a operação de seus serviços.
Com uma vasta experiência em PPAs, a Iberdrola é líder no mercado europeu nesse tipo de contrato, gerenciando contratos de compra e venda de energia em diversos países e continentes. Este novo acordo reafirma o compromisso das empresas com a sustentabilidade e a inovação, estabelecendo um exemplo de liderança no mercado de energia renovável