Home Distribuição TCU Atenderá Pedido do Ministério Público para Investigar Apagão de 2023

TCU Atenderá Pedido do Ministério Público para Investigar Apagão de 2023

Tribunal de Contas da União Realizará Inspeção em Órgãos Relacionados ao Setor de Energia

O Tribunal de Contas da União (TCU) acatou um pedido do Ministério Público para realizar uma investigação aprofundada sobre o Apagão de energia ocorrido em agosto de 2023. A decisão do TCU envolve a realização de uma inspeção nos Ministérios de Minas e Energia, na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e no Operador Nacional do Sistema (ONS), com o objetivo de analisar as causas que levaram ao incidente.

A representação do Ministério Público junto ao TCU, elaborada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, solicitava uma análise das circunstâncias que resultaram no Apagão de 2023. O ministro Antonio Anastasia será o relator desse processo no TCU.

O Apagão de agosto de 2023 afetou significativamente o fornecimento de energia elétrica em várias regiões do Brasil, gerando preocupações sobre a segurança e a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN). O TCU pretende investigar possíveis irregularidades que contribuíram para esse incidente.

Embora o Ministério de Minas e Energia, a Aneel e o ONS tenham adotado medidas para evitar futuros apagões, o TCU considera que é necessário aprofundar a análise sobre o assunto. Portanto, será realizada uma inspeção nas entidades e órgãos públicos envolvidos, visando esclarecer os fatos levantados e identificar possíveis medidas corretivas.

Na sessão plenária realizada no dia 28 de fevereiro, a Corte de Contas decidiu pela realização da inspeção na Aneel, no Ministério de Minas e Energia e no ONS. A Unidade de Auditoria Especializada em Energia Elétrica e Nuclear (AudElétrica), que faz parte da Secretaria de Controle Externo de Energia e Comunicações (SecexEnergia), será responsável pela fiscalização.

Exit mobile version