Primeiro investimento do Fundo CVC da Copel na startup MOVE reforça compromisso estratégico com o setor de Energytechs
A Copel Ventures I, primeiro fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da Copel, anunciou seu primeiro investimento na startup MOVE, especializada em gestão inteligente para sistemas de recarga de veículos elétricos. Datada de 30 de dezembro de 2023, essa rodada de investimento marca um marco estratégico para a Copel, consolidando seu compromisso com o avanço do setor de Energytechs.
O Copel Ventures I, gerido pela VOX Capital, com R$ 150 milhões de reais de capital comprometido, não se limita apenas a fornecer financiamento, mas busca oferecer apoio estratégico e oportunidades de negócios dentro do ecossistema da Copel. Esse movimento destaca o papel da Copel como parceira estratégica no desenvolvimento de startups do setor de energia.
Cássio Santana, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, enfatiza: “O objetivo do fundo vai além do financeiro – queremos ser parceiros estratégicos das nossas investidas. É nossa visão de ‘smart money’ – aportamos capital para a startup se desenvolver, mas também ajudamos a gerar novos negócios dentro do ecossistema da Copel, que oferece enormes oportunidades para empresas como a MOVE, e com isso ajudamos a alavancar as receitas de imediato.”
A MOVE, que participou do programa de inovação aberta “Copel Volt” em 2022, já tinha uma relação próxima com a Copel. Além do investimento, a parceria inclui um contrato de prestação de serviços para a MOVE implementar sua solução nos pontos de recarga da própria Copel.
O fundo Copel Ventures I concentra-se em cinco áreas-chave do segmento de energia: Energias renováveis e limpas, Processos internos inovadores alinhados às boas práticas ESG, Energy as a service, Cidades inteligentes e Gestão de ativo e instalações. Lançado em 2023, é o primeiro fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da Copel, buscando impulsionar a inovação e o crescimento sustentável no setor.