Colaboração entre a Iberdrola e o BCAM visa aprimorar a eficiência das redes de distribuição de eletricidade por meio do projeto Innovation Data Space, integrado ao Global Smart Grids Innovation Hub.
A Iberdrola e o BCAM (Centro de Pesquisa em Matemática Aplicada) reforçam sua parceria para impulsionar a inovação no setor de energia, unindo esforços no projeto Innovation Data Space (i-DS). Essa colaboração, formalizada por meio de um acordo no âmbito do Global Smart Grids Innovation Hub (GSGIH), consolida a participação conjunta dessas instituições desde 2021.
O GSGIH é um ambiente colaborativo composto por fornecedores, empresas, centros tecnológicos e universidades, que visa utilizar a inovação como catalisador para aprimorar a distribuição de energia e fortalecer a capacidade e eficiência da rede para integrar energias renováveis e eletrificar a economia.
O projeto i-DS concentra seus esforços na aplicação de Inteligência Artificial (IA) para extrair valor de dados, aprimorando assim os serviços das redes de distribuição. O BCAM desempenhará um papel vital no desenvolvimento dos casos de uso propostos no i-DS.
Em uma abordagem mais específica, o BCAM concentrará seus esforços na previsão da demanda na rede de baixa tensão (BT). Isso incluirá a implementação de ações de aprimoramento do gerenciamento, baseadas na criação de cenários futuros de consumo e geração. O objetivo é priorizar ações no processo de previsão de demanda, conectando-o ao planejamento da rede de BT e à priorização de investimentos.
Essa colaboração não é novidade, já que as duas entidades têm um histórico conjunto. O BCAM participa de iniciativas anteriores, como o projeto IA4TES (Inteligência Artificial para a Transição Energética Sustentável), liderado pela Iberdrola, e o Programa de Missões de P&D em Inteligência Artificial, no âmbito da Agenda Digital 2025 da Espanha. A parceria reforça o compromisso com a pesquisa e inovação para enfrentar os desafios do setor elétrico, especialmente diante do novo paradigma do sistema de eletricidade.
Os pesquisadores do BCAM liderando esse projeto são o pesquisador Ramón y Cajal do BCAM e Ikerbasque Santiago Mazuelas, juntamente com Vincenzo Nava, pesquisador sênior do BCAM e Tecnalia Research & Innovation.