Boletim do Programa Mensal de Operação indica desaceleração no crescimento da demanda e energia natural afluente abaixo da média para o período úmido
O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), referente à semana operativa entre os dias 20 e 26 de janeiro, aponta para uma desaceleração no ritmo de crescimento da demanda de carga em comparação com a semana anterior, tanto para o Sistema Interligado Nacional (SIN) como para todas as regiões. O SIN deve registrar um avanço de 9,9% na demanda, contrastando com a semana anterior. As regiões Sudeste/Centro-Oeste e Norte lideram, com 11,2% cada, seguidas pelo Nordeste, com 10,1%, e Sul, com 5,1%.
A Energia Natural Afluente (ENA) continua abaixo da média para o período tipicamente úmido. Destaque para o subsistema Sul, que agora prevê 120% da Média de Longo Termo (MLT), superando a previsão anterior de 97%. As demais regiões também têm reduções nas previsões da ENA em relação à semana passada.
A perspectiva para os níveis de Energia Armazenada (EAR) é de estabilidade, com todos os subsistemas encerrando janeiro de 2024 em níveis superiores a 50%. O Sul lidera as previsões, atingindo 75,6%, seguido por Sudeste/Centro-Oeste (63,3%), Norte (60,5%) e Nordeste (53,3%).
O Custo Marginal de Operação (CMO) permanece em zero em todos os subsistemas, mantendo a tendência observada há mais de um ano.