Home Consumidor MME Permanece Mobilizado para Recuperar Energia Elétrica no Rio Grande do Sul...

MME Permanece Mobilizado para Recuperar Energia Elétrica no Rio Grande do Sul Após Temporal

Sala de Situação é Criada para Agilizar Retomada dos Serviços Afetados por Deslizamentos e Queda de Árvores

O Ministério de Minas e Energia (MME) segue empenhado na recuperação da energia elétrica no Rio Grande do Sul após os estragos causados pelo forte temporal que atingiu o estado. O ministro Alexandre Silveira criou uma sala de situação para coordenar esforços e garantir a rápida retomada dos serviços afetados, principalmente por deslizamentos de terra, quedas de árvores e alagamentos.

Desde o início desta semana, a sala de situação está mobilizada para lidar com a situação emergencial nas cidades gaúchas impactadas pelas fortes chuvas. Nos momentos de pico do temporal, mais de um milhão de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica devido aos danos nas redes de distribuição.

O ministro Alexandre Silveira determinou que todas as medidas necessárias fossem tomadas para restabelecer a energia elétrica nas áreas afetadas o mais rápido possível. “Nos solidarizamos com a situação de todos os atingidos e não mediremos esforços até que a situação seja completamente resolvida na região”, destacou o ministro.

As áreas impactadas envolvem concessões da RGE e CEEE Equatorial, e essas empresas foram prontamente acionadas, mobilizando equipes de emergência para a rápida retomada do serviço. O acompanhamento está sendo realizado pelo MME e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Até o momento desta nota, mais de 80% dos consumidores atendidos pela CCEE e pela RGE já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. Entretanto, cerca de 198 mil unidades consumidoras ainda permanecem sem energia, especialmente em áreas de difícil acesso ou com falta de segurança, identificadas pela Defesa Civil.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas rajadas de vento de até 133 km/h em São Borja, 108 km/h em Maçambará e 108 km/h em Canela. A Defesa Civil reportou danos em 39 municípios, incluindo quedas de árvores, destelhamento de imóveis, alagamentos e danos à infraestrutura viária. Dezoito municípios ficaram com 100% dos clientes sem energia durante a madrugada do dia 17 de janeiro.

Exit mobile version