“O Brasil está liderando a transição energética global”, afirma ministro Alexandre Silveira em Davos
Durante um workshop sobre “Líderes da Transição Energética” no Fórum Econômico Mundial em Davos, o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, afirmou que o Brasil está liderando a transição energética global. Ele defendeu uma transição justa e inclusiva, destacando dois vetores fundamentais: sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Silveira ressaltou a importância de discutir a sustentabilidade para proteger o planeta e abordar as questões climáticas. Ele enfatizou a necessidade de desenvolver maneiras que permitam aos países em desenvolvimento participar da economia global, aproveitando suas potencialidades naturais para uma transição energética mais rápida.
O ministro destacou os esforços contínuos do Brasil na transição energética, incluindo a expansão da produção de energias renováveis, como eólica, solar e biomassa. Ele também mencionou as oportunidades de descarbonizar a matriz de transporte por meio dos biocombustíveis brasileiros.
Participaram do workshop autoridades globais, incluindo o ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri, o diretor presidente da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, e o enviado especial do governo dos Estados Unidos para o clima, John Kerry.